terça-feira, 19 de julho de 2011


Perícia confirma suicídio do presidente Allende em 1973

Informação foi confirmada por família ao receber resultado de perícia. Justiça resolveu abrir em janeiro investigação sobre morte de ex-presidente.


Da France Presse / 19/07/2011 

O Serviço Médico Legal confirmou nesta terça-feira (19) que o ex-presidente chileno Salvador Allende se suicidou durante o golpe de estado de Augusto Pinochet em 1973, informou a família depois de receber o relatório da perícia.
"A conclusão é a mesma que a família Allende tinha: o presidente Allende, no dia 11 de setembro de 1973, diante das circunstâncias extremas pelas quais passou, tomou a decisão de tirar sua vida antes de ser humilhado ou passar por qualquer outra situação", disse a filha do falecido mandatário, Isabel Allende.
Peritos transportam o caixão com os restos mortais do ex-presidente Salvador Allende, no último dia 23 (Foto: Martin Bernetti / AFP)
Peritos transportam o caixão com os restos mortais do ex-presidente Salvador Allende, em janeiro (Foto: Martin Bernetti / AFP)
Em janeiro, a Justiça chilena resolveu abrir uma investigação judicial para esclarecer se o ex-presidente Allende cometeu suicídio como afirma a versão oficial aceita pela família ou se foi executado pelas forças golpistas.
Como parte da investigação judicial, o corpo de Allende foi exumado do cemitério Geral de Santiago para submetê-lo a perícias que devem apresentar resultados conclusivos em agosto.
Fonte: G1