domingo, 2 de maio de 2010

Friedenreich, o primeiro grande craque do Brasil

Atacante, que brilhou no futebol amador, é considerado um dos maiores jogadores do país

CBF NEWS

   Friedenreich, o El Tigre ou Fried, foi a primeira grande estrela do futebol brasileiro, na época do futebol amador que durou até 1933.
   Filho de um comerciante alemão e de uma lavadeira negra brasileira, Arthur Friedenreich nasceu no bairro da Luz, em São Paulo, onde aprendeu a jogar com uma bola feita de bexiga de boi. Poucos anos depois de Charles Miller chegar ao país, em 1894, trazendo o futebol como novidade, o Brasil revelou seu primeiro ídolo.
   Estreou na Seleção Brasileira em 1914, exatamente no primeiro jogo oficial, que foi contra o Exeter City, clube profissional da Inglaterra. Neste mesmo ano conquistou o primeiro título do Brasil na sua história: a Copa Roca. Posteriormente foi campeão sul-americano em 1919 e 1922, marcando o gol do título na prorrogação contra os uruguaios, na final histórica de 1919.
   Em 1925, voltou da Europa como um dos "melhores do mundo", depois de vencer, pelo Paulistano, nove dos dez jogos disputados. Um de seus mais incríveis feitos, ocorrido em 1928, foi a marca de sete gols numa única partida contra o União da Lapa, batendo o recorde da época. Ele jogava pelo Paulistano e o resultado final foi de 9 a 0, no dia 16 de setembro - no jogo, perdeu ainda um pênalti.
   Jogador do futebol paulista, Fried começou ainda adolescente na cidade de São Paulo, nos clubes Germânia (atual Pinheiros), Mackenzie, Ypiranga e o Paulistano. Já começava a se destacar pela imaginação, técnica, estilo e pela capacidade de improvisar. Foi campeão paulista em diversas oportunidades pelo clube Paulistano. Também atuou pelo São Paulo Futebol Clube da Floresta, precursor do atual São Paulo Futebol Clube.
   Depois de ter jogado um amistoso em 1917 pelo Flamengo, Friedenreich voltou ao Rio em 1935 para encerrar a carreira pelo clube rubro-negro, aos 43 anos de idade - morreu em 6 de setembro de 1969.



O goleiro uruguaio, Saporiti, com o auxílio dos zagueiros, intercepta um cruzamento que vai em direção a Friedenreich. O atacante brasileiro marcou o gol que deu o título ao Brasil


Seleção Brasileira de 1914

Nenhum comentário:

Postar um comentário