domingo, 11 de abril de 2010

As defesas de Belo Monte: táticas, ações e estrátegias conselheristas na Guerra de Canudos

Em pleno vigor das batalhas, as tropas conselheristas usaram de várias formas de ataque e defesa contra o forte e bem armado exercito republicano nas quatro investidas que sofreu.
                                                          
 Por Samuel Lima

   O modelo usado pelo comando militar de conselheiro tomou corpo de definição assim que o Arraial de Belo Monte começou a ser estruturado para garantia dos anceios dos seus moradores. A iniciativa partiu do próprio Conselheiro, que assim que fixa-se em Canudos, manda que seja construído trincheiras ao redor do arraial como meio de garantir a proteção do povoado, pois temia que canudos fosse invadido devido a perseguição que sofrera desde as querelas de 1893 na cidade de Masseté.
   O meio de defesa e ataque dos conselheirista eram inovadores para a época. As tropas do exército brasileiro sofreu grande revés devido ao não conhecimento dos planos e ações de defesa adotados por conselheiro e seu comando militar. Entre os exemplos de ação de guerrilha, podemos citar:

Camuflagem

   A roupa nos tons bege e o entrincheiramento camuflavam os conselheiristas, que também se vestiam de folhas, traziam campainhas ao pescoço e berravam como carneiros para se aproximar do inimigo. Já o fardamento das tropas do exercito brasileiro eram de tons fortes e de fácil identificação no teatro do conflito.

Disfarce

   Com as fardas dos soldados mortos, os homens do Conselheiro se misturavam à tropa para sabotar atividades internas, causando confusão e medo.

Túneis

   Túneis entre as casas e nas extremidades do arraial permitiam circular despercebido e surgir de repente, surpreendendo o inimigo. Os casebres tinham ainda "seteiras" ou aberturas nas paredes, para esconder atiradores e facilitar o ataque de longo e curto alcance.

Ataque a logistica do exercito

   Ataques a animais de tração, condutores da artilharia e dos carroções de suprimentos e munições. Não havia pressa em assaltar, em seguida, um inimigo assim imobilizado e apavorado no terreno.Também era forma de impedir o avanço do canhão Withworth (a "matadeira") e das baterias de canhões Trupp.

Franco atiradores

   O "tiro de ofensa ao acaso e de enervamento" era dado de longa distância em intermitência regular e incessante, dia e noite. Chegou a causar de dez a 15 baixas em 24 horas e disseminou terror pelo acampamento do Exército. Os conselheiristas também faziam linha de tiro cerrada, o que se tornou comum em todos os conflitos do século 20.

Guerra psicologica

   Os cadaveres do soldados do exercito e dos oficiais mortos em combates eram dilacerados e depois colocados nos galhos de árvores, no chão ou suspenso com intenção de abater a moral do exercito e causar terror entre as tropas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário