domingo, 11 de abril de 2010

A Operação Barbarossa: a invasão da Wehrmacht a URSS, 1941 (parte I)

Na noite do dia 22 de junho de 1941, tropas alemãs atravessam a Polônia ocupada e invadem a URSS em um grande esforço de guerra que determinou uma grande perda humana e de material bélico para as forças armadas soviéticas.

Por Samuel Lima

   Em um ataque surpresa, a Alemanha nazista invade a União Soviética em grande velocidade de ataque, o exército soviético que estava estacionado nas regiões das fronteiras, sofre inicial de 1.500 aviões destruídos no solo, milhares de tanques aniquilados, e um saldo de quase dois milhões de soldados capturados.

   O ataque alemão contou com três linhas ofensivas, um grupo sul em direção a Kiev, capital da Ucrania, um grupo central em direção a Smolensk e um grupo norte em direção a Leningrado.

   As tropas alemãs levaram vantagem em tão rápido espaço de tempo devido as linhas de defesas soviéticas não terem sido utilizadas, e sim avançadas para as fronteiras, o que facilitou ao exercito nazista conseguir aplicar grandes baixas humanas e materiais a URSS.

   A grande retomada do campo de batalha soviética se dá com a chamada de Stalin "A Grande Guerra Patriótica" e a as ações de seus generais na toamda defensiva, entre estes, o destaque fica com as ações do Marechal Timochenko, que no comando de cinco exércitos consegue barrar por um mês as tropas nazistas, impedindo seu avanço em escala maior sobre o território soviético.

   Mesmo com as ações do Marechal Timochenko, as URSS sofreu perdas em números expressivos, as tropas nazistas cercaram Leningrado centenas de soldados foram perdidos pela URSS, somados as incalculáveis perdas de aviões e tanques. Contudo, no decorrer do mês de outubro e meados de novembro rigorosa chuva tornou as estradas intransitavéis forçando as tropas nazistas ficarem no controle das regiões tomadas e pararem o avanço no território soviético, só retomando suas ações em meados de 15 de novembro com a melhora do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário