Por Samuel Lima
Em um ataque surpresa, a Alemanha nazista invade a União Soviética em grande velocidade de ataque, o exército soviético que estava estacionado nas regiões das fronteiras, sofre inicial de 1.500 aviões destruídos no solo, milhares de tanques aniquilados, e um saldo de quase dois milhões de soldados capturados.
O ataque alemão contou com três linhas ofensivas, um grupo sul em direção a Kiev, capital da Ucrania, um grupo central em direção a Smolensk e um grupo norte em direção a Leningrado.
As tropas alemãs levaram vantagem em tão rápido espaço de tempo devido as linhas de defesas soviéticas não terem sido utilizadas, e sim avançadas para as fronteiras, o que facilitou ao exercito nazista conseguir aplicar grandes baixas humanas e materiais a URSS.
A grande retomada do campo de batalha soviética se dá com a chamada de Stalin "A Grande Guerra Patriótica" e a as ações de seus generais na toamda defensiva, entre estes, o destaque fica com as ações do Marechal Timochenko, que no comando de cinco exércitos consegue barrar por um mês as tropas nazistas, impedindo seu avanço em escala maior sobre o território soviético.

Nenhum comentário:
Postar um comentário